sábado, 9 de janeiro de 2016

O Lugar da Catequese


O Lugar da Catequese

Quando falamos em “lugar da catequese” não estamos falando de espaço físico, como uma casa, uma sala, uma igreja; estamos falando de espaço social, como família e comunidade. É indispensável identificar o lugar social onde a catequese se realiza.
Olhando para a atuação de Jesus, podemos perceber que o lugar da educação na fé é a comunidade eclesial, isto é o grupo que se forma e convive a partir de um chamado (vocação) com o objetivo de construir o Reino (missão). Isso não significa que a catequese deva ser confinada apenas à Igreja, pois significaria reduzir o sentido da palavra “Eclésia” (igreja) apenas a uma “instituição formal”.
“Eclésia”, palavra que vem do grego, significa assembleia, era uma reunião de cidadãos para definir os rumos da vida da pólis (cidade). Aplicada à vida dos cristãos, passou a significar a reunião destes não só para definir os caminhos a seguir, embasados nos ensinamentos e valores evangélicos, mas também para celebrar a vida. Assim, podemos aplicar o termo “comunidade eclesial” a todo grupo que está reunido em nome de Jesus, tendo a missão de construir o Reino, buscando definir o rumo de suas vidas seguindo os princípios cristãos e celebrando os sinais da presença de Deus.
Dessa forma, a família é a primeira comunidade eclesial na qual se está inserido: pequena igreja doméstica. Portanto, a catequese deve ter início na família, que é lugar privilegiado da catequese e é a célula manter da vivência cristã. Essa catequese, como processo permanente de educação na fé, deve também receber o apoio das comunidades eclesiais maiores: comunidades eclesiais de base, as paróquias, os movimentos eclesiais, grupos e associações religiosas e até mesmo a pastoral escolar nas escolas católicas, que vão ajudar as famílias a educar na fé seus membros ancorando essa educação nos ensinamentos cristãos transmitidos pela Palavra, a Tradição e o Magistério. No entanto, não se esgotam nestes, os lugares por excelência da catequese, os espaços sociais (confira lendo o Diretório Nacional da Catequese 295-311).


~ ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário