quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ano Novo, tudo novo de novo...


Que a Estrela no oriente, seja a Luz a nos guiar neste novo ano que se inicia. Este é o momento que a nós prometemos melhorias, que sonhos são sonhados e planejados.
Também se faz necessário pensarmos no que fizemos e deixamos de fazer, como poderíamos ter sido melhores e ver que temos uma nova oportunidade à frente. Precisamos dessa motivação renovada para podermos caminhar firmes na nossa Fé.
Desejo a todos um Ano Novo repleto de muitas bênçãos! 

~ ~

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal, nascimento do Menino Jesus

”Vimos sua estrela no oriente e viemos homenageá-lo” (Mt. 2, 2 e 9).
Tempo de Esperança renovada, esperança de que tudo será melhor.
Que o Menino Jesus nasça em nossos corações.



Meus queridos, que possamos contemplar o verdadeiro Natal, que seja Ele o Menino Jesus nossa esperança e que Ele nasça em nossos corações.
Feliz Natal!
                   ~ ~


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Coisas que a Catequese nos ensina...

A Catequese é...
+ que ensinar a doutrina, é vivê-la;
+ que mudar o outro, é começar essa mudança por nós;
+ que ensinar, é aprender;
+ que falar o tempo todo, é ouvi-los;
+ que “Catequista+Catequizandos”, é o resultados dessa união.
Para que sempre estejam motivados e interessados, conquiste-os. Acredite neles, não desista. A simplicidade os encanta, então seja simples e pontual no que deseja, os encontros não precisam necessariamente sempre numa sala, faça em lugares diferentes, isso se tornará ainda mais cativante, mas não espere o dia perfeito, o lugar perfeito, isso tudo quem constrói somos nós.
Imagens, desenhos ou fotografias servem para interiorizar a fala, o aprendizado precisa ser de verdade, significativo, eles precisam apropriar-se do conhecimento, temos em nossas mãos catequizandos de um mundo que está cada vez mais perdendo seus valores (até mesmo para um bom convívio na sociedade, isso também é nosso papel, desde que nossas atitudes passem por Jesus Cristo e por tudo que Ele viveu aqui) vivendo num momento que o CERTO e ERRADO se confundem. Ah! Viva sua fala, eles te cobrarão, acredite!
Planejar cada encontro é mais que necessário, o planejamento deve servir para ORIENTAR e não para engessar, atrapalhar. Mesmo com esse planejamento precisamos ser permeáveis, caso ocorra imprevistos teremos de improvisar, por isso antes de cada encontro começamos com o sinal da cruz, tudo que é feito em Nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO coloca Deus trino a frente. Ele nos inspira, nos protege e nos conduz.

Não pensem que é só seguir um “roteiro” e pronto, precisamos nos avaliar e replanejar o já planejado, fazer mudanças que sejam fundamentais.

 ~

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O/A Catequista

Nosso compromisso enquanto Catequistas

Começamos falando sobre quem é o Catequista, a Catequista, pessoa que Deus escolheu e chamou a dizer o SIM à sua vocação. Pessoa que Deus chamou a cumprir uma missão, missão de evangelizar, proclamar e viver sua Palavra.
O compromisso que assumimos ao dizer SIM é o de buscar crescer cada dia mais enquanto pessoas, também acolher, valorizar, respeitar, motivar o outro e trabalhar para que a Palavra de Deus transforme nosso mundo, num mundo melhor, que as pessoas possam perceber através de nós o Amor de Deus por elas.
Portanto, somos convidados e convidadas a assumir esse compromisso, essa vocação e missão de evangelizar. Fazer com que o Amor de Deus por nós reflita no outro através do que SOMOS, ESTAMOS e nos TORNAMOS na presença de Deus.

Nossa mãezinha interceda por nós junto a Deus Pai, nos abençoando na caminhada, nos inspirando a discernir cada fase da nossa Missão.
Fiquem com Deus!  
 ~